LINKS: Questões Fórum Artigos Bibliografia Institucional Contato Página Inicial
Página inicial
Artigos  >  Artigo: Não tenho tempo para estudar
Não tenho tempo para estudar.
O que fazer?(Por EngenhariaConcursos.com.br)
Felizmente, a Engenharia é uma profissão que atualmente encontra-se em alta. Uma grande quantidade de oportunidades são apresentadas todos os dias. É fácil perceber isso, quando observamos a quantidade de concursos para as áreas de engenharia. Além disso, temos também os diversos empregos privados. Quase que imediatamente surge a pergunta: "Como eu vou fazer concurso? Não tenho tempo para estudar... eu trabalho os dois horários!". Nesse artigo iremos falar um pouco a respeito dessa frase tão comum.

Você observa ao seu redor?

É fácil encontrar dificuldades. Existe até pessoas que criam dificuldades. Observar ao redor é um bom exercício para essas pessoas e pra nós também. Observando a vida das pessoas que nos cercam, percebemos que as nossas dificuldades são na maioria das vezes pequenas. Naturalmente convivemos com pessoas de diversas classes sociais. Existem pessoas afortunadas financeiramente, possuem todas as oportunidades possíveis para crescer profissionalmente e não aproveitam. Nesse mesmo grupo, existem pessoas que valorizam as oportunidades, fazem cursos, estudam línguas e rapidamente ascendem profissionalmente. O que distingue esses dois grupos é o querer.

No grupo das pessoas menos afortunadas as pessoas encontram mais facilidade para se iludir. "Ah... mais eu trabalho, tenho que sustentar minha família, chego em casa cansado(a), não tenho como estudar...". Para essas pessoas, vale o dito popular: "Quem não quer, encontra uma desculpa; QUEM QUER, encontra uma maneira". Certa vez, conhecemos um senhor que nasceu e viveu boa parte da sua juventude em um interior. Sua tarefa diária era pedir esmola junto com a sua mãe para não passar fome. A noite, dirigia-se para a praça, onde embaixo da luz do poste, já que não podia gastar energia elétria em casa, estudava. Esse senhor, passou no vestibular, formou-se e venceu profissionalmente. Isso é história real!

Ainda mais recentemente, uma médica de 61 anos contou-nos sua história. Aos 23 anos formou-se em serviço social, mas seu sonho era ser médica. Aos 33 anos, trabalhando os dois horários e com dois filhos um de 3 e outro de 4 anos, passou no concorridíssimo vestibular para medicina e consegui se formar no puxado curso de medicina.

O que fazer?

O que nós precisamos fazer é nos conscientizar do nosso poder, nós podemos. Só depende é de querer. Ao invés de procurar uma justificativa, fortaleça o seu querer. Há inúmeros casos de sucesso de pessoas que se esforçaram e venceram. Nós precisamos fazer é por onde merecer. Dê seu jeito! Não queremos desculpas. Encontre uma maneira. Durma 30 minutos menos. Reserve 30 minutos do almoço, do café da manhã e do jantar. Com isso você terá, 1h e 30 min. Você está dormindo 8h por dia? E ainda está dizendo que não tem tempo? Durma 6h! Ganhe 2 horas de estudo. é um esforço feito agora, recompensado no futuro. é um plantio com colheita certa.

E lembre-se: Querer é poder. Ao dormir, mantenha o pensamento preso nisso. Preciso estudar, preciso estudar. E VENÇA!

Fórum Questões Contato Institucional Home
EngenhariaConcursos.com.br